A perda auditiva é invisível, você não consegue ver a sua audição diminuindo. Contudo, o impacto na vida das pessoas é gigantesco. A perda auditiva faz com que sons e palavras não sejam mais compreendidas e que a comunicação fique cada vez mais difícil. Além disso, os sons do cotidiano vão sumindo aos poucos e o mundo daquele que possui uma perda auditiva vai se tornando cada vez mais silencioso.
Atualmente, diversos estudos comprovam que a perda auditiva causa diversos impactos na vida das pessoas. Impactos econômicos, sociais, cognitivos e psicológicos!
No campo econômico, pode-se destacar dificuldades de rendimento e relações dentro das empresas. No campo social, o maior destaque é para o isolamento que ocorre devido ao fato da pessoa com perda auditiva não conseguir acompanhar conversas, compreender assuntos e interagir com a família e amigos. Esse isolamento acaba causando impactos psicológicos, podendo levar a depressão. Por fim, há o impacto cognitivo. Diversos estudos associam a perda auditiva como uma das principais causas para o desenvolvimento de demências na população idosa.
Todos os aspectos listados exemplificam, de forma breve, os diversos impactos que uma perda auditiva pode causar. Contudo, sabemos que além dessas questões, existem inúmeros outros fatores que envolvem todos aqueles que convivem com esse paciente. Esse conjunto de fatores apenas justifica e reforça a importância de cuidar da saúde auditiva e, principalmente, a importância de agir e intervir quando há uma perda auditiva.
A audição normal é aquela onde todas as respostas auditivas por via área e via óssea estão até 25dB.
A perda auditiva de grau leve está presente quando a média quadritonal (500, 1000, 2000 e 4000Hz) está entre 25 e 40dB.
A perda auditiva de grau moderado está presente quando a média quadritonal (500, 1000, 2000 e 4000Hz) está entre 40 e 60dB.
A perda auditiva de grau severo está presente quando a média quadritonal (500, 1000, 2000 e 4000Hz) está entre 60 e 80dB.
O grau profundo está presente quando a média quadritonal (500, 1000, 2000 e 4000Hz) está entre acima de 80dB.
A perda auditiva afeta muitas pessoas e em diferentes níveis. É muito importante saber alguns sinais da perda auditiva para procurar o quanto antes a ajuda de um profissional responsável. Hoje trazemos alguns sinais da perda auditiva:
É claro que existem muitos outros sinais, mas é importante você estar ligado e prestar atenção quando essas coisas acontecerem para procurar a ajuda necessária.
Após diagnosticado o problema na audição e constatada a necessidade de uso de aparelhos auditivos, é possível manter um estilo de vida normal. Os aparelhos são a primeira forma de tratamento em casos de surdez, principalmente as profundas.
Aqui na BomSom, além de adquirir o seu aparelho auditivo, trabalhamos com programa de acompanhamento de adaptação. Ter um acompanhamento de alguém capacitado é qualidade de vida e muito importante para a saúde.
Caso queira mais informações sobre consultas e agendamentos, entre em contato através do nosso telefone: (51) 3279-8679.